Calibração e aferição são dois termos que são utilizados de forma intercambiável por muitos profissionais da manufatura. Embora os dois processos tenham pontos em comum, na prática são diferentes. A compreensão das diferenças entre estes dois processos essenciais de garantia de qualidade é importante para os fabricantes porque pode ajudá-los a agilizar seu processo de produção, bem como a identificar riscos potenciais.

Tanto a calibração quanto a aferição envolvem a medição da precisão de um processo de produção para que, quando algo está sendo produzido com frequência, haja uma referência estabelecida para atender ou exceder consistentemente. Entretanto, embora ambos os processos possam ser usados para medir medições específicas na mesma parte, eles têm objetivos e exigências diferentes.

O que é calibração de instrumentos

Os estoques que são usados nos processos de produção devem estar em boas condições de funcionamento; isto inclui os instrumentos usados para medir os atributos das peças que estão sendo produzidas. Quando a precisão de um instrumento de medição é verificada regularmente, ela é conhecida como calibração.

A calibração de instrumentos de medição poderia ser feita medindo um item de calibração padrão como uma placa ou uma régua padrão.

O que é aferição de instrumentos

A aferição é um processo que utiliza a marcação para identificar atributos específicos de uma peça. É um processo visual que normalmente não envolve a realização de nenhuma medida, mas requer ferramentas de aferição como um calibrador digital, micrômetro ou pinos de medição. A aferição é utilizada quando uma empresa precisa identificar atributos específicos de suas peças de forma consistente e rápida.

Para utilizar a aferição, a peça deve ser acessível. As ferramentas comuns de aferição incluem paquímetros, micrômetros e pinos de aferição. As paquímetros e micrômetros medem as dimensões internas e externas, mas os pinos calibradores medem apenas as dimensões externas. Todas estas ferramentas são usadas para medir dimensões internas e externas e são úteis tanto para inspeção offline, como também online.

Qual é a diferença entre calibração e aferição?

A principal diferença entre calibração e aferição é que uma é uma inspeção visual enquanto a outra é uma medição. Outra diferença fundamental é que a calibração é um processo mais minucioso que deve ser registrado, enquanto que a aferição pode ser feita em tempo real e documentada conforme necessário. A calibração é um processo formal que, quando seguido corretamente, produz os dados necessários para calcular a precisão.

A aferição, por outro lado, é uma verificação visual que não produz nenhum dado. A calibração utiliza equipamentos de medição para verificar a precisão de um processo de produção. É um processo que requer um item de calibração padrão como uma placa ou uma régua padrão para comparar com o item que está sendo medido. A aferição é um processo que utiliza a marcação para identificar atributos específicos de uma peça. É um processo visual que normalmente não envolve a realização de nenhuma medida, mas requer ferramentas de aferição como um calibrador digital, micrômetro ou pinos de medição.

Conclusão

Em resumo, a calibração de um instrumento é um processo mais minucioso que requer leituras de medição e o cálculo da precisão dessas leituras. A calibragem de um instrumento é um processo menos rigoroso que requer apenas uma inspeção visual da peça produzida.

Embora ambos os processos possam ser usados para medir medidas específicas na mesma parte, eles têm objetivos e exigências diferentes. Ao compreender as diferenças entre esses dois processos essenciais de garantia de qualidade, os fabricantes podem racionalizar seu processo de produção e identificar riscos potenciais.

Calibre seus instrumentos

Certifique-se de que seu pessoal compreenda o quanto a calibração e verificação de instrumentos é importante para a qualidade do produto. Se você tiver alguma dúvida sobre este artigo ou outros tópicos de calibração, entre em contato conosco pelo e-mail contato@inovacalibracao.com.br ou chame no whatsapp  (19) 99189-7972

Ou clique aqui para entrar no formulário de contatos

Qual é a diferença entre calibração e aferição de instrumentos