Os instrumentos de medição têm uma vida útil limitada. Vandalismo, mau uso e processos naturais como a corrosão encurtarão sua vida útil. Se você não tomar conta de seus instrumentos de medição, eles se quebrarão mais cedo do que o esperado. Felizmente, existem maneiras simples de prolongar a vida útil de seus instrumentos de medição para que eles possam continuar a ajudá-lo a alcançar seus objetivos pelo maior tempo possível.

Por exemplo, você deve limpá-los regularmente e armazená-los em um local seguro quando não estiverem em uso. Há também algumas medidas que você pode tomar quando perceber que um determinado equipamento está começando a apresentar sinais de desgaste. Aqui estão algumas dicas sobre como preservar os instrumentos de medição para que eles durem mais e atendam às suas necessidades por muitos anos.

Mantenha seus instrumentos de medição em um lugar seguro

O primeiro passo para preservar seus instrumentos de medição é armazená-los adequadamente para que não sejam danificados. Primeiro, encontre um lugar limpo e seguro para eles. Evite lugares com poeira, sujeira, água ou vapores químicos.

Em segundo lugar, mantenha seus instrumentos de medição em seus estojos de proteção sempre que possível. Isto ajudará a evitar danos acidentais de quedas, arranhões, ou outros tipos de danos.

Se a caixa não tiver um mecanismo de travamento, você pode usar uma fita adesiva forte e selável para prender a caixa depois de ter colocado os instrumentos de medição dentro.

Limpe regularmente seus instrumentos de medição

A limpeza regular de seus instrumentos de medição ajudará a prevenir a corrosão, prolongar sua vida útil e evitar falsas leituras devido à contaminação. A melhor maneira de limpar um instrumento de medição é com um pano macio e uma solução detergente suave. Evite usar esponjas ou outras soluções de limpeza abrasivas e de base química. Isto só danificará os instrumentos de medição e potencialmente causará falsas leituras.

Ao limpar um instrumento de medição que tenha uma balança, certifique-se de não usar água, pois isto fará com que a balança enferruje e se torne ilegível. Se você precisar limpar uma balança, você pode usar uma solução especial de limpeza para este fim.

Você deve limpar seus instrumentos de medição após cada uso, e entre usos se estiver usando-os para atividades específicas (por exemplo, limpeza de um tanque ou de um tubo).

Utilizar lubrificantes aprovados para quaisquer engrenagens ou juntas que os requeiram

Existem alguns instrumentos de medição que possuem engrenagens ou juntas. Nesses casos, você vai querer usar um lubrificante para manter as juntas funcionando sem problemas. Você deve usar uma graxa resistente à corrosão, aos impactos e à luz UV. Certifique-se de ler as instruções sobre o lubrificante para determinar a quantidade correta e o método de aplicação.

Verifique seus instrumentos de medição antes de usar

Antes de utilizar seus instrumentos de medição para qualquer tarefa, certifique-se de que eles estejam em boas condições de funcionamento. Você pode fazer isso seguindo os passos abaixo: Primeiro, certifique-se de que a fonte de energia está ligada, totalmente carregada e funcionando. A seguir, verifique a calibração dos instrumentos de medição.

Se você não o faz há algum tempo, talvez seja uma boa idéia levá-los a um técnico certificado para que sejam calibrados. Terceiro, verificar se os cabos e conectores não estão desgastados ou quebrados. Se você notar qualquer dano, deve substituí-los o mais rápido possível.

Quarto, verificar se as cabeças de leitura estão seguras e não soltas. Se elas estiverem soltas, deve-se apertar os parafusos no suporte da cabeça de leitura. Em quinto lugar, verifique o dispositivo de leitura para ter certeza de que não está embaçado ou quebrado. Se estiver, você pode limpá-lo com um pano macio.

Calibre seus instrumentos de medição periodicamente

Se você utiliza seus instrumentos de medição regularmente, você pode calibrá-los a cada 3 a 6 meses, dependendo do uso. Se você os usa com pouca freqüência, você pode calibrá-los a cada ano. Se você não tiver certeza de como calibrar os instrumentos, você pode entrar em contato com uma empresa especializada para fazer isso por você.

A calibragem da medição é um processo delicado e deve ser feito por uma pessoa experiente e de acordo com as normas e padrões estabelecidas pelas entidades do setor.

Mantenha o controle da limpeza, manutenção e calibração de seus instrumentos de medição

Se você acompanhar quando limpar, manter e calibrar seus instrumentos de medição, você terá uma idéia melhor de quando eles precisam ser substituídos. Você pode acompanhar estas informações em um caderno ou numa planilha.

Alternativamente, você pode usar um aplicativo ou software online para monitorar o cronograma de manutenção e calibração de seus instrumentos de medição. Você também pode tirar uma foto do visor de cada instrumento de medição para acompanhar as leituras.

Isto será especialmente útil se as leituras estiverem em um formato numérico. Você pode também tirar uma foto de todo o instrumento de medição e sua caixa.

Conclusão

Os instrumentos de medição são uma parte importante de qualquer local de trabalho. No entanto, eles podem quebrar se você não tomar conta deles. Felizmente, existem maneiras simples de prolongar sua vida útil para que durem mais e atendam às suas necessidades por muitos anos. Primeiro, mantenha seus instrumentos de medição em um local seguro. Em seguida, limpe-os regularmente e use lubrificantes aprovados, se necessário. Finalmente, acompanhe o cronograma de limpeza, manutenção e calibração de seus instrumentos de medição. Com estas dicas, você pode preservar seus instrumentos de medição e certificar-se de que suas medições sejam precisas.

Calibre seus instrumentos

Certifique-se de que seu pessoal compreenda o quanto a calibração e verificação de instrumentos é importante para a qualidade do produto. Se você tiver alguma dúvida sobre este artigo ou outros tópicos de calibração, entre em contato conosco pelo e-mail contato@inovacalibracao.com.br ou chame no whatsapp  (19) 99189-7972

Ou clique aqui para entrar no formulário de contatos

Como preservar seus instrumentos de medição