Para que seus instrumentos de medição apresentem resultados confiáveis, é necessário que eles estejam calibrados. A calibração consiste em ajustar os instrumentos para que leituras sejam feitas com precisão. Essa etapa é importante para garantir que os dados coletados sejam corretos e representativos da realidade.

Para calibrar seus instrumentos, siga estes passos:

Escolha um padrão de calibração. Existem diversos padrões de calibração, cada um adequado a um tipo de instrumento. Escolha o padrão mais adequado ao seu instrumento.

Verifique os valores de referência. Antes de iniciar a calibração, verifique os valores de referência do seu instrumento. Esses valores devem estar especificados no manual do mesmo.

Faça a calibração. Utilize o padrão de calibração escolhido para fazer a calibração do seu instrumento. Siga as instruções do manual para realizar esse procedimento.

Verifique os resultados. Após a calibração, verifique os resultados obtidos. Compare-os com os valores de referência e confirme se o instrumento está calibrado corretamente.

Para garantir que seus instrumentos de medição estejam sempre calibrados, faça a calibração periodicamente. A frequência recomendada varia de acordo com o tipo de instrumento e com o uso que ele é destinado. Consulte o manual do seu instrumento para saber qual a frequência ideal de calibração.

Agora que você sabe como fazer a calibração de seus instrumentos de medição, não deixe de realizá-la periodicamente. Assim, você terá sempre dados confiáveis para tomar decisões importantes.

Se preferir, contrate os serviços de uma empresa especializada como a Inova Calibração, assim poderá focar na sua atividade fim e ter a certeza que seus instrumentos de medição estão calibrados, o que vai reduzir problemas com os produtos e serviços entregues, além de melhorar a imagem da sua empresa.

Calibre seus instrumentos

Certifique-se de que seu pessoal compreenda o quanto a calibração e verificação de instrumentos é importante para a qualidade do produto. Se você tiver alguma dúvida sobre este artigo ou outros tópicos de calibração, entre em contato conosco pelo e-mail contato@inovacalibracao.com.br ou chame no whatsapp  (19) 99189-7972

Ou clique aqui para entrar no formulário de contatos

Como fazer a calibração dos instrumentos de medição